segunda-feira, 30 de novembro de 2015

As crónicas do marquitos

http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2015-11-29-Luis-Marques-Mendes-analisa-o-Novo-Governo-e-o-fim-dos-exames-do-quarto-ano



Mesmo em cima, está o link para o comentário (na SIC) do marquitos esta semana. Esta coisa de lhe chamar marquitos é obviamente afectuosa e espero que ele não se importe: quem degustava ser chamado de "shorty", apreciará, evidentemente, ser denominado  marquitos. É mais português e dá nota de toda a sageza deste ícone.

Nesta semana, mais uma superior demonstração de talento do meu "comentador político" preferido. E foi com Pedro Mourinho como interlocutor, o inesquecível e histórico pivot do "jornalinho" (ah, que saudades...) e dos primeiros tempos de "O Dia Seguinte"- ou seja: um interlocutor definitivamente à sua altura, especialmente nestas coisas da política.

Desta edição, recordarei, com particular apreço, três coisas (ou lições, o que, falando em marquitos [p.f.: não confundir com Marquês], vai dar ao mesmo):

1) Sabendo que os ministros que anunciara no programa anterior não estavam, na sua esmagadora maioria, no Governo de Costa (à excepção de 3 ou 4 - em dezassete - que vinham em tudo o que era jornal), marquitos contornou sabiamente, como é seu apanágio, este deslize de Costa, esta teima "Costista" em vir ao arrepio dos seus "comentários". Gostei de como soube evitar este embaraço de Costa. É que, afinal, marquitos estava, como sempre, bem informado.
2) Quanto à Administração Interna, em tempos de Vistos Gold e de Kamov, gostei sobretudo do remoque à anterior ministra da Administração Interna (só não percebi porque se esqueceu, no meio, de falar no anterior ministro, agora de saída e merecedor de respeito; mas há coisas que a minha compreensão não alcança quando se trata de perceber o fulgurante e meteórico raciocínio de marquitos). Com efeito, que topete dessa ministra em recusar-se a atender-lhe o telefone (ou um dos 22 telefones que marquitos usa), quando, como é seu hábito, só queria colher "informações" (como explicou no vídeo ao fundo) sobre vários assuntos em que insistiam em associá-lo (ou ao seu grande amigo Macedo)! De facto, há coisas que não se compreendem!
3) Quanto aos exames da quarta classe, que agora acabam, marquitos brandiu críticas. E muito bem. Sagaz outra vez: marquitos sabe que, agora, desaparecem exames em que até ele era capaz de passar. Em suma: mais uma vez, certeiro.

Para a semana há mais. Felizmente.
Um abraço aqui da China, marquitos! Sei que tens por aqui muitos amigos, que te mandam um abraço também.